sábado, 18 de maio de 2013

1 mês do blog

Estamos completando hoje 30 dias de contato com os amigos através desse nosso blog. 

Esta ferramenta de comunicação tem nos colocado próximo das pessoas que contactam diariamente a internet e viram a possibilidade de cobrar e visualizar o trabalho deste professor e vereador.

Quero agradecer a todos aqueles que nos ajudam a divulgar nosso pensamento, nos apontam caminhos para ajudar a população, soluções para problemas pontuais e críticas de nosso trabalho ou de textos que provocaram discussões que mudaram o rumo de atitudes que desagradavam a maioria da população dracenense.

É dessa maneira que se faz crescer um ambiente onde todos participam da vida política da cidade que amamos.

Continuaremos a trabalhar no sentido de desenvolvimento de nossa cidade e região. Dos bairros, da educação, dos problemas que se apresentarem dando sugestões ao executivo que é o responsável pelo encaminhamento e soluções para os munícipes.

Quero contar com todos.

Abraços, Prof. Juliano.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Bairro Parque Dracena - antiga CECAP

Dia desses fui visitar amigos no Bairro Parque Dracena - antiga CECAP - e me pediram para que eu intercedesse junto ao executivo para melhorias no bairro.

Eles estavam felizes com tudo o que trabalhamos nos últimos anos e me relataram todo o agradecimento dos vizinhos em relação ao asfalto recapeado em todo o bairro (desde a sua fundação, ninguém havia se preocupado com isso - mais de 20 anos era o mesmo asfalto) e com a criação da praça Alexandre Pitondo.

Disse a eles que deviam agradecer não a mim, mas ao Deputado Reinaldo Alguz que atendeu nossa solicitação e conseguiu R$ 200 mil reais para o recapeamento de todo o bairro. É o único bairro que fora recapeado integralmente.

Quanto a praça, eu agradeci e lembrei-os de todos os que trabalharam pela realização e investimento naquela área de lazer.

Sobre os novos pedidos, relatei que já havia solicitado a feitura das melhorias desde fevereiro. O que transcrevo aqui:

Indicação 150: Indico ao Sr. Prefeito, que solicite à Secretaria de Esportes a instalação das traves dos gols junto ao campo de futebol existente na área de lazer do Bairro Parque Dracena. A solicitação é dos moradores em especial as crianças e adolescentes que utilizam do espaço para pratica esportiva.   

Indicação 149: Indico ao Sr. Prefeito, que solicite à Secretaria de Agricultura a limpeza geral da área de lazer do Bairro Parque Dracena. Os moradores do bairro não podem usufruir da área diariamente em razão do matagal ali existente.  

Indicação 148: Indico ao Sr. Prefeito medidas, através da Secretaria de Agricultura, para a  poda de árvores na Avenida Municipal, no Bairro Parque Dracena. Os motoristas que transitam pelo local reclamam que têm a visão ofuscada pela copa da árvores, que estão frondosas, o pode levar a acidentes.



quarta-feira, 15 de maio de 2013

A Escola de cara limpa

Eu vejo todos os dias notícias nos mais variados órgãos de imprensa sobre a educação, sobre professores, sobre sala de aula, sobre alunos, agressões e mortes em escolas e, tudo isso, de uma forma informativa, não conclusiva, jogando para os que assistem ou lêem as notícias tirarem suas conclusões.

Parece até que a escola não está funcionando da maneira como se deveria e todo mundo tem uma opinião ou solução para todos os problemas que se apresentam nas notícias.

É muito fácil dar opinião sobre algo em que não se vive cotidianamente. Mas, e se você conviver com a escola todo dia, como será sua opinião?

Trabalho numa escola onde os bairros adjacentes são carentes e vejo alunos empenhados em ser alguém na vida, acreditando no ensino de seus professores e estes se dedicando ao máximo para desempenhar o melhor papel possível como educador.

Hoje, por exemplo, uma colega professora entrou em minha sala e me perguntou: "- Juliano, você poderia me fazer um favor?"; "- Claro." - respondi; "- Vá ao 8 (oitavo) ano e, por favor, elogie-os. Até os alunos que são considerados maus fizeram corretamente o que propus para a aula."

E continuou me explicando o que tinha ocorrido na aula.

Veja só: denigre-se tanto a escola de maneira geral, como se tudo o que se passa em escolas são brigas, agressões e má educação, que minha colega professora me pediu para eu elogiar os alunos.

Mudaram-se a visão do ensino, não daqueles que vivem o ensino diariamente. Os que respiram ensino acreditam nele veementemente.

Parece que a escola é um dado estatístico que aparece de vez em sempre nos meios midiáticos. 

O engraçado é que nunca perguntam na pesquisa para aqueles que vivem e convivem na escola.

Eu, por exemplo, nunca respondi a uma pesquisa. E você?

terça-feira, 14 de maio de 2013

Início do Cerco de Jericó

Hoje deu-se início ao Cerco de Jericó com a Santa Missa.

Estive participando junto com muitos irmãos que estão em oração por diversos pedidos gerais e pessoais. Pelo Papa Francisco, pelo novo Bispo Diocesano Luis, pela RCC, pela SIM, pelos nossos Frades Capuchinhos, pela Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro e por tantas outras intenções.

Muitas coisas mudaram na vida das pessoas em nossa cidade a partir do momento em que nós nos unimos e começamos a orar incessantemente. 

E é dessa maneira que novamente nos reunimos para orar incansavelmente, durante 7 dias, 24 h cotidianamente. 

Já vi muitos milagres acontecendo durante o cerco de Jericó. Tenho fé que neste também irá acontecer.

Paz e bem a todos.

Escola Luiza Rossa Ribeiro - indicações

Na sessão da Câmara desta segunda feira (13.05), fiz duas indicações ao executivo para que a sinalização próxima a escola Luiza Rossa Ribeiro seja melhorada, a pedidos de moradores das adjacências e de amigos do nosso blog, veja:

Indicação 330Indico  ao Sr. Prefeito, que providências sejam tomadas para a devida sinalização de trânsito em frente a EMEFI "Luiza Rossa Ribeiro". No local é preciso pintar faixa de pedestre e instalar placas indicando o trânsito de alunos da escola, para melhor segurança das crianças. 

Indicação 331Indico  ao Sr. Prefeito, estudos para a construção de passarela para pedestres, em frente ao portão da EMEFI "Luiza Rossa Ribeiro", nos moldes da construída na Avenida José Bonifácio, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. Isto, atendendo pedidos da direção, pais e alunos da escola.

Indicação para o Bairro São Carlos

Na sessão da Câmara de ontem (13.05), fiz uma indicação para que o executivo possa estudar a possibilidade de instalação de uma academia ao ar livre no Bairro São Carlos, atendendo pedido de amigos através do nosso blog, veja:

Indicação 318: Indico ao Sr. Prefeito, estudos com o setor competente para a instalação de uma academia ao ar livre na área de lazer no Bairro São Carlos, atendendo a pedido dos moradores. 

Continuaremos a trabalhar no sentido de que sejam atendidos os reclames e sugestões de nossos cidadãos.



domingo, 12 de maio de 2013

Consórcio Inter Municipal

Na sessão da Câmara desta segunda feira estaremos votando um projeto que autoriza um protocolo de intenção para a criação de um Consórcio Inter Municipal para gerir a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) - que Dracena conquistou o ano passado - e o SAMU (Serviço de Ambulância Urgente).

Este protocolo tem a assinatura de 45 prefeitos de 45 municípios da Nova Alta Paulista e Sorocabana tendo como principais municípios Presidente Prudente, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau e Dracena. Outros pequenos municípios em torno também fazem parte. 

Este macro consórcio servirá para convênios na área da saúde na esfera federal e estadual mostrando força de uma região com escassos recursos.

Parece-me, salvando as devidas proporções, um SISNAP maior, mais amplo. E este é o meu medo. Participar de algo que outros municípios não cumprem sua parte repassando verba orçamentária para atendimento de seus cidadãos. 

Na minuta que acompanha o projeto, este quesito está bem claro: os municípios que fizerem parte terão que ter orçado em seus orçamentos anuais o repasse para esse consórcio. Mas será que vai ser cumprido?

Por outro lado, os pequenos municípios não tem por onde escapar com recursos limitados e precisando de caridade dos vizinhos.

Terá meu voto favorável.

Dia das Mães

Fico pensando em todas as normas e padrões de beleza que a sociedade tem imposto nestes últimos anos: muito magra, pele lisa, alta, com boa fotografia, etiquetas para todas as ocasiões etc...

Dessa maneira, as mulheres se estabelecem hoje em dia em qualquer sociedade e país. É o padrão.

Agora, na real, mulher é aquela que enfrenta o cotidiano com toda abnegação, sem medo, tendo o equilibrio e a maturidade de acertar e de sorrir e começar de novo caso erre.

Mãe então, é aquela que fica acordada a noite para ver se o filho (a) está coberto e dormindo bem. É aquela que continua acordada outras tantas noites durante a infância para velar o estado gripal da criança; durante a adolencência e juventude esperando o filho voltar da balada e continua acordada quando é necessário para cuidar do neto.

Mãe é aquela que tira da própria boca para dar o que comer ao filho. Tira do corpo para vesti-lo. Incentiva em todos os momentos de decisões e fica ao seu lado mesmo que tome a decisão errada.

Mãe é aquela que ninguém consegue substituir. 

Mãe é esclusiva. Só existe uma para cada um.

Mãe é mãe.

Mãe Belmira (minha avó).

Mãe Arlete.

Mãe Ana Carolina (minha amada).

São vocês as minhas Top Models.