terça-feira, 15 de outubro de 2013

Indicação para pessoas portadoras de deficiência

Na sessão de segunda feira, 14.10.13, fiz uma indicação pensando nos cidadãos que possuem necessidades especiais.

Dia desses participei de uma reunião para discutir justamente o que a sociedade civil poderia fazer para melhorar o atendimento a pessoas portadoras de deficiências.

Tenho três alunos em minha escola que são portadores de necessidades especiais e precisam de acompanhamento constante. Dois deles, inclusive, possuem professores especialistas em libras, para acompanhá-los em todas as aulas.

Foi lá que descobri um dado alarmante: que 10% da população dracenense possui ou tem em sua família, alguém portador de deficiência.

Pensando nisso, propus a todos os presentes que faria uma indicação ao Prefeito, fruto desta reunião, para sensibilizá-lo no tocante a beneficiá-los com o passe livre no circular municipal, visto que, a maioria das famílias em tal situação, residem em bairros periféricos.

Que o Prefeito seja sensível a esta indicação. Veja:

Indicação 650/13: "Indico ao Sr. Prefeito, que estude a possibilidade de conceder passe livre no transporte urbano para as pessoas com deficiências comprovadas, quer seja, deficiência mental, física, visual ou auditiva.
Ocorre que aproximadamente 10% da população dracenense tem algum tipo de deficiência e a grande maioria reside na periferia, necessitando do transporte urbano para trabalhar, para atendimento médico ou mesmo resolver problemas no centro." 

Requerimento sobre a FUNDEC

Muita coisa se tem falado sobre a FUNDEC nestes últimos meses, principalmente depois das promessas de novas cursos feitas por outra instituição de ensino que, até agora, não passou de promessas.

Vou abordar alguns desses assuntos por estes dias aqui no blog.

Está se pondo uma avalanche de acusações a uma instituição, como a FUNDEC, como se 45 anos de história, tivesse sido jogado fora, com irregularidades mil, sem fiscalização e muitas acusações.

O que, a meu ver, não é verdade.

Para começar, fizemos (Divanir, Shoiti, Juninho e eu) na sessão da câmara de ontem, 14.10.13, um requerimento sobre o pagamento ou não da utilização da água, pela instituição à EMDAEP.

Apesar de termos boa parte das respostas e estar acompanhando o caso há mais de 2 anos, optamos por tornar oficial o assunto através deste requerimento, para que a falássia morra com a verdade e não apenas com politicagem.

Veja:

Requerimento 467/13: "Requeremos ao Sr. Presidente, que envie ofício ao Diretor Executivo da Fundec, Sr. Edson Kai, solicitando as seguintes informações:

1. A instituição em algum momento pagou água ao Município? Em caso afirmativo, forneça-nos documentos que comprovem tal pagamento?

2. Em caso negativo, justifique o porque do não pagamento, se a instituição utilizou água do município?

3. Existe algum tipo de ação impetrada pela Instituição contra a EMDAEP para o não pagamento de água? Ou da EMDAEP contra a Instituição para recebimento da água?"

Dia dos Professores

Hoje é dia dos professores. 

Estes que dedicam a vida a ensinar tantos outros que ainda acreditam que a educação é a melhor forma de se mudar um país.

Ensino não é apenas apresentar conhecimento de um para uma turma. Mas sim, apresentar uma sabedoria que evoca outras, que saem da cabeça de pequenas mentes que possuem um olhar esperançoso, de fé, na pessoa que o inspira.

Ensino é saber ouvir e partilhar com todos os motivos da escuta.

Ensino é abraçar o outro num momento onde a sabedoria se concretiza em atos.

Ensino é muito mais do que apenas saber ensinar a ler e a escrever.

Ensino é saber, que na pessoa do professor, podemos encontrar a porta que nos leva a realizar nossos desejos e nos colocar no caminho do bem comum.

Parabéns a todos os professores.